terça-feira, 10 de maio de 2016

Viajando na Áustria - como usar os trens gastando menos

O transporte urbano na Áustria funciona quase sempre maravilhosamente bem, com uma ótima relação custo-benefício. Mas quando o objetivo é viajar para outras cidades além de Viena, a conta aperta.

A oferta de ônibus intermunicipais é baixa (Flixbus é a única que conheço), o sistema de caronas é pouco divulgado no país, e o trem é extremamente caro. A OEBB detém um quase monopólio das vias férreas e trens do país. Mas há uma solução para reduzir os danos.

Se você planeja passar uma temporada mais longa na Áustria, a melhor opção é comprar um Vorteilscard. Trata-se de um cartão com validade de um ano, e que costuma gerar descontos de 25% a 50% nas tarifas dos trens.

Para seres "normais", humanos com idade entre 26 e 62 anos, o valor é de 99 euros. Para jovens e idosos há ainda um valor da anuidade é menor. Quem tem até 26 anos (leia-se 25 anos e 364 dias) o valor é 19 euros. Os idosos maiores de 62 anos, também só pagam 29 euros na anuidade.

Para quem viaja em família, crianças de até 5 anos acompanhadas de um adulto ou adolescente viajam gratuitamente nos trens. Se os filhos tem idade entre 5 e 15 anos, é possível comprar um cartão anual para viajar com até 4 crianças, pagando apenas 19 euros.

Então assim: viajar de trem aqui é caro, mas planejando bem e pensando nesses cartões, sai até barato.

Baixe aqui o pdf do Vorteilscard (em alemão).

Para quem não quer comprar o Vorteilscard, alguns trajetos, incluindo Viena, Linz e Salzburgo, a opção mais barata é empresa Westbahn.

Boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário