domingo, 8 de dezembro de 2013

Quero estudar na Europa ou no exterior. Pequeno guia para você começar sua pesquisa de bolsas.

Tenho recebido inúmeros e-mails e conversas pedindo ajuda para vir à Europa estudar. Não apenas para conseguir os programas de pós-graduação, mas sobretudo, a bolsa, que permite a vida acontecer no mundo em que vivemos onde o dinheiro faz-se necessário.
Primeira regra: não é milagre, e vai te demandar tempo e dedicação. Se lhe faltar um dos dois, pode parar a leitura deste post por aqui.

A escolha do programa
Escolher um programa de pós-graduação é um dos primeiros passos.
Definir a área, o tema, o local. Comece buscando suas palavras chaves, guias de universidades, e referências de amigos e professores.

O sistema de ensino não é idêntico em todo o mundo. O mestrado que eu faço aqui não é reconhecido como um mestrado no Brasil. Então, também informe-se sobre isso antes de decidir ou não fazer um programa de pós-graduação no exterior.

O FINANCIAMENTO
Eramus Mundus

O mestrado que eu faço faz parte de um programa europeu que se chama Erasmus Mundus. Ele oferece bolsas para não europeus, e é possível viver com essa grana durante o mestrado. Resumo da ópera para este financiamento:


  • O financiamento é válido apenas para Mestrado (duração de 2 anos) e Doutorado (duração de 3 anos) cursados integralmente nas universidades do programa;
  • Existem 138 programas de Mestrado e 42 de Doutorado. Eles estão divididos em categorias, e cada um tem seu site próprio, com calendário próprio, e sistema próprio de seleção. Aí começa a sua tarefa de pesquisa e planejamento.
  • Cada um dos programas Eramus Mundus passa-se obrigatoriamente em pelos menos 2 universidades, em dois países diferentes (o meu envolve 8 universidades em 5 países).
  • A maior parte dos programas possui 2 idiomas oficiais, que evidentemente você deve ter fluência ou algum acúmulo significativo de estudo. Apenas alguns operam em 1 idioma, e outros podem pedir 3.
  • Há sempre 2 prazos de inscrição: o com bolsa e sem bolsa. Se você só irá se tiver a bolsa, nem perca tempo mandando fora do prazo, mas organize tudo para tentar outra vez no ano seguinte.
  • A cada ano, você pode se candidatar a até 3 programas de mestrado.

Retomo a questão dos idiomas. Você precisar ter ao menos a noção do idioma do curso que você quer cursar, e sem dúvida você precisará da fluência a partir do dia em que as aulas começarem. Não se iluda em assistir aulas, fazer provas, e escrever relatórios em idiomas que você fala mais ou menos.
(Leia sobre "Como aprender idiomas online")

Se você se animou, corre, porque ainda dá tempo de se inscrever em vários do programas, que terão início em setembro de 2014.

O Master Food Identity fez uma apresentação para os candidatos. (Clique aqui)


Ciência Sem Fronteiras
Em 2011 o governo brasileiro lançou o programa Ciência sem Fronteiras.
Eu não conheço muito sobre o programa, mas sei que ele financia intercâmbio durante a graduação, doutorado completo, e doutorado sanduíche no exterior. Todas as informações sobre o programa estão disponíveis no site do programa,

(Site do Ciência Sem Fronteiras)

O financiamento do Ciência Sem Fronteiras não é válido para o mestrado fora.


Outros financiamentos
Agências de fomento, consulados, institutos de pesquisa, empresas, bancos, universidades, enfim, uma infinidade de instituições oferecem recursos para que você possa fazer os seus estudos e melhorar profissionalmente. O google é seu melhor aliado! "Scholarships", "bourse d'études", "becas" são as palavras chave para você começar.

Em síntese
Não há milagre, não há resposta pronta.
O sucesso de uma bolsa de estudos está no balanço de horas-google que você fará, e na sua capacidade de escolher o programa certo. Também na sua paciência em traduzir diplomas, históricos, pedir cartas de recomendação, escrever as de motivação, fazer suas proficiências em línguas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário